THE DELAGOA BAY WORLD

12/12/2010

FALECEU O ENG. ABEL NEVES AZEVEDO, EX DIRECTOR DA DETA

O Eng. Abel Neves Azevedo nos anos 60, imagem cortesia do inexcedível blogue Voando sobre Moçambique.

Estoril, 12 de Dezembro de 2010 – Com 94 anos de idade, faleceu hoje em Portugal o Sr. Engenheiro Abel Neves de Azevedo, que foi director da DETA em Moçambique.

Abel Neves de Azevedo nasceu em Lourenço Marques em 1917. Após concluir o curso de engenharia na Universidade do Porto, trabalhou durante algum tempo em engenharia militar aérea em Portugal, após o que regressou a Moçambique, tendo primeiro trabalhado brevemente para os caminhos de ferro de Moçambique, indo em seguida trabalhar para a DETA, já em 1944, como chefe de engenharia, responsável pelas suas frotas de Lodestars, Junkers JU52’s, Lockheed 14, Doves, Beavers e DC3, substituindo nessas funções o “fundador” engenheiro Carregal Ferreira.

Nessa altura, a DETA já efectuava voos regulares entre Lourenço Marques e Joanesburgo desde Setembro de 1937, e entre Lourenço Marques, Inhambane, Quelimane e Beira, desde Abril de 1938, sendo a segunda companhia aérea mais antiga de África, a seguir à South African Airways, que iniciou a sua actividade em 1934.

Em 1958, Abel Azevedo foi nomeado Director-Adjunto da DETA função que desempenhou, até à sua nomeação como Director da DETA em 1966, em substituição do Eng. Armando Silva Pais (Director desde 1958), até aos anos 70.

Com a sua nomeação, a DETA entrou na era do jacto puro com a encomenda, em Outubro de 1968, de dois Boeing 737, que iniciaram a actividade em Fevereiro de 1971. Até 1973, a DETA adquiriria mais dois Boeing 737 e um simulador de voo para este tipo de avião.

Ainda sob a sua tutela, a DETA alterou a sua designação para “DETA – Linhas Aéreas de Moçambique”.

Nos últimos anos, o Eng Abel Azevedo vivia na Linha do Estoril, em Portugal.

À família e à comunidade aeronáutica moçambicana, apresenta-se as condolências.

ABM/fb Abel Azevedo

16 comentários »

  1. APESAR DE TAMBÉM ME CHAMAR AZEVEDO NÃO SOU FAMILIAR DO ENGº ABEL AZEVEDO, MAS CONHECI-O BEM,AO PAIO E IRMÃOS, PROF ARIO AZEVEDO E AGNO AZEVEDO BEM COMO A IRMÃ ALBINA AZEVEDO CASADA COM O ENGº FLAUSINO MACHADO DA STEIA,.ERA UMA PESSOA RECATADA MAS MUITO INTELIGENTE E SÓBRIA E QUE SEGUINDO AS PEGADAS DO PAI FALECEU COM UMA PROVECTA IDADE.
    ERA CASADO COM A SRª D. CARLOTA LOBO IRMÃ DO OCTÁVIO LOBO DE SAUDOSA MEMÓRIA E PRIMO POR AFINIDADE DO DIRECTOR COMERCIAL DA DETA BOURA LOBO, JÁ FALECIDO!!!
    TEVE ALGUMA INFLUÊNCIA NA CONDUÇÃO DOS NEGÓCIOS DA CASA SPORT, FUNDADA PELO SEU PAI E DA HERDADE DO FREIXO PERTO DE BOANE HOJE SUBMERSA PELA BARRAGEM DOS LIBOMBOS!

    Comentar por JOAO AZEVEDO — 15/12/2010 @ 15:42

    • Olá Sr. João Azevedo,
      Eu sou filho do Agno – morando comigo no Brasil – com a Ruth Túbio – talvez conheça esta parte também da minha família – , fiquei muito sensibilizado com as informações postadas.
      Apenas algumas retificações, por favor não me leve a mal, o meu tio Abel ainda tinha outra irmã a Aida que foi casada com o César Rodrigues – dos cinemas – a tia Carlota era filha de Ótavio Rodrigues Lobo, irmão dela o Mário Lobo, faleceu num acidente de aviação em Windoek.
      A Herdade do Freixo fundada por meu Avô teve apenas uma parte submersa, sendo que a maioria do pomar foi replantado mas permanece na mesma baixada.
      Muito obrigado por sua postagem, espero que não tenha levado a mal as retificações.
      Um grande abraço,
      Abel T. de Azevedo

      Comentar por Abel Túbio de Azevedo — 13/05/2011 @ 16:02

    • Caro Abel. Aproveitei estas noticias para tentar contactar-te, Eu sou o Antonio Carlos Serrano que esteve contigo em Nampula-Moçambique. Gostaria de saber algo de ti. Moro em Matosinhos. serrano12@netcabo.pt

      Comentar por antonio carlos lazzara da silva serrano — 22/08/2011 @ 12:37

    • Olá JOÃO,
      Gostei da sua nota, mas precisava fazer umas correções. O nome da minha Mãe não é ALBINA, mas sim ALBA e o nome do meu Pai se escreve FLAUZINO. E vejo que está faltando uma das irmãs do meu tio, que se chamava AIDA NEVES AZEVEDO RODRIGUES e era casada com o CÉSAR AUGUSTO RODRIGUES que era dono dos cinemas GIL VICENTE, MANUEL RODRIGUES e INFANTE em LM.
      O meu Avô dono da Casa Sport se chamava ABEL ACÁCIO AZEVEDO casado com ESTER de SOUSA BOURA LOBO.
      A minha tia CARLOTA, viuva do meu tio, era irma do MARIO LOBO e filha do OCTÁVIO RODRIGUES LOBO.
      Desculpe tudo isto, mas é o correto…
      Um abraço,
      Nini !!!

      Comentar por Nini Matallana — 11/06/2011 @ 21:17

    • Esta resposta vai para a Nini, o Abel ( penso que é o Belinho) e para toda a família quer do Velho Azevedo, como eu sempre lhe chamei na Casa Sport ( baixinho), quer para a do Engº Flausino Machado ( que penso já ter falecido).
      Aceito, como é óbvio, todas as correcções que fizeram ao meu comentário…feito de memória e que já não é o que foi….
      Conheci a Nini, o irmão, a mãe “Binha” e o Pai….por volta de 1957/58….em vossa casa no …raio da rua que já não me lembro….mas ficava mais ou menos em frente do “Ranchito” dos Sá Pessoa. O Ruca foi meu colega na primária, na Rebelo da Silva.
      Os nossos Pais eram…..mais ou menos conhecidos e colegas.O meu Pai estava nos Cimentos e era o Engº Azevedo.
      Dos Boura Lobos….tanto quanto sei o Pai, já morreu, da mãe, depois da morte da Berta Caiado….também nada sei-estive com ela em casa da D. Berta no Estoril e….do João B.L.,pelo que sei tem um restaurante em Luanda, casou-se outra vez com uma Angolana – tem uma filha desta…..e parece que está felizzzzzz.
      Da irmã, que conhecia mal e era casada com um filho do saudoso Manuel Rodrigues. …. também nada sei !
      Tanto quanto me disseram quem também está aí pelos Brazis….é o Cesarinho, filho do César Rodrigues….irmão do Manuel, que alinhava comigo e com o João Boura Lobo nalgumas das ” andanças” que não fossem muito “impr’oprias”
      Fiquei muito agradado de saber que a velha Herdade do Freixo não ficou TODA submersa pela barragem do Umbeluzi….mas ainda existe, pois quando lá estive uma das vezes, salvo erro em 1990/91 fui convidado para almoçar com uns “Moçambicanos” lá perto, a uma espécie de ” Restaurante”……totalmente com condições à NOVA Moçambique e disseram-me então que a Herdade do Freixo ….tinha ficado toda submersa pela nova barragem !
      Os anos passam………..e já são mais de 30……….e nós só ficamos…mais velhos. (acabados)
      Um Abraço para todos os que se reverem nestas ….andanças do,
      João Araujo e Azevedo (talvez seja mais fàcil de identificar)

      Comentar por joão araújo e azevedo — 28/06/2012 @ 16:36

  2. Olá João, só hj vi teu comentário, sou o Belinho, muito obrigado pelo teu carinho com relação a mim e á minha família.
    Estou no Brasil, desde 1977, quem anda por aqui também é o Cesarinho, está na Bahia, planta mamão – papaia – está muito animado por lá.
    A Nini está em Barcelona atualmente e o Toni em Lisboa.
    O Joãozinho está em Luanda, trabalha para uma empresa de construção, é verdade é papai de novo.
    Quem também está aqui no Rio de Janeiro é a minha prima Maria Alice, filha da tia Alzira. – prima e tia em segundo grau.
    Um grande abraço,
    Abel T. de Azevedo – Belinho.

    Comentar por Abel de Azevedo — 22/08/2012 @ 19:04

    • Olá Belinho….julguei que estava tudo desaparecido, pois ao fim de quase 40 anos….tudo é possível !
      Ainda bem que está quase tudo vivo e de saúde e bem espalhados pelos quase quatro cantos do Mundo.
      Dizes-me que o Cesarinho …virou “machambeiro”……….. e de mamão…..quem o viu e quem o vê…………
      O Joãozinho,como lhe chamas…pelos vistos já lá não trabalha a tempo inteiro, ou já não tem o Restaurante em Luanda….
      Um grande abraço ao teu Pai….com as boas recordações do centro Hípico de Lourenço Marques e as amenas cavaqueiras de fim de tarde……….
      Para Ti um Grande Abraço, Sorte e Saúde….para ver se ainda andamos cá, uns tempos…
      João Azevedo

      Comentar por João Azevedo — 22/08/2012 @ 22:47

    • Olá João,
      Tem uma página no Facebook: Centro Hípico de Lourenço Marques . . . lá vais encontrar muita malta de lá, o Nuno Canelhas . . . Guida Menezes . . . João de Faria Lopes Zé Mendes Martins e muitos outros .
      Um grande abraço meu e do meu Pai que faz 87 anos no domingo . . .
      Até

      Comentar por Abel de Azevedo — 23/08/2012 @ 10:50

    • Bem Belinho…..começo pelo fim….dá um Grande Abraço ao teu Pai pelos “provectos” 87 anos que fará, no domingo e desejo-lhe que…..com saúde….chegue aos 90 e tal…. do Pai e teu Avô !
      Sobre o facebook e o Centro Hípico de Lourenço Marques….obrigado pela “dica”….mas já tinha visto !
      Um Abraço
      João Azevedo

      Comentar por João Azevedo — 23/08/2012 @ 11:01

  3. Olá Belinho,
    Não sei se te lembras de mim,sou a Milucha,irmã do João,somos primos.
    Não sabia que estavas no Brasil,os anos passam e ficamos afastados de todos,eu sou casada com o Eduardo filho do Manuel Rodrigues,penso que te lembras.Tenho 3 filhos e tres netos,vivo em s.joão do estoril.Gostei muito de ler estes comentários,entrei aqui por acaso.
    Um beijo
    Milucha

    Comentar por Maria Camila de Boura Lobo Rodrigues — 08/03/2013 @ 00:38

    • Milucha, qual dos debaixo é o “Belinho”? ABM

      Comentar por ABM — 08/03/2013 @ 00:44

    • Olá,Bélinho
      Espero que lembres de mim,sou a Milucha tua prima casada com o Edurdo filho do Manuel Rodrigues,irmã do João que está em luanda.
      Vim aqui por acaso,e vi estes comentários todos que gostei imenso.
      Não sabia que estavas no Brasil,eu vivo em Portugal em S.João do Estoril.
      Gostava de saber mais notícias .
      Um beijo
      Milucha

      Comentar por Maria Camila de Boura Lobo Rodrigues — 08/03/2013 @ 00:47

  4. Alguém sabe quando é a missa de sétimo dia da Dona Carlota?? Sou a filha do Fernando Henrique da Silva e da Baizinha, e eles acabaram de saber e gostavam de ir à missa…. Obrigada, Susana Precatado, ( o meu pai trabalhou muitos anos no Octávio R.Lobo, e por acaso também moramos em S. João…)

    Comentar por Susana precatado — 09/03/2013 @ 19:10

  5. Os meus padrinhos de batismo, é o S; Abel Acácio Azevedo, e a D; Ester, o meu pai Manuel Joaquim Figueiredo, foi ele que plantou parte das laranjeiras da herdade do freixo.

    Comentar por José A Figueiredo — 05/03/2018 @ 22:38

    • Boa noite José, obrigado! e um abraço, ABM

      Comentar por ABM — 05/03/2018 @ 22:44

    • Olá José, sou neto de seus padrinhos,sou o Belinho, filho do Agno, o filho caçula.
      Lembro bem de seu pai, o Sr. Manuel andando pelos pomares com meu avô e o Sr. Joaquim Cunha.
      De você não me recordo, mas sua mensagem renovou minhas lembranças de infância na machamba.Grande abraço.

      Comentar por Abel Túbio de Azevedo — 07/03/2018 @ 10:33


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: