THE DELAGOA BAY WORLD

23/08/2011

ANA PAULA ALMEIDA, MISS MOÇAMBIQUE, MISS PORTUGAL E 3ª NO MISS MUNDO, 1971

No final do Concurso Miss World. Ana Paula Almeida (à direita da titular) classificou-se em terceiro lugar a seguir à titular, Lúcia Petterle (na imagem com a coroa) e à britânica Marilyn Ann Ward, que está à esquerda da vencedora. Foto da BBC, restaurada por mim. Para a ver em maior tamanho, prima na foto com o rato do computador duas vezes.

Ana Paula Almeida é natural de Moçambique, tendo sido também coroada Miss Portugal num concurso algo atribulado. Ficou em terceiro lugar no ainda mais atribulado concurso Miss Mundo, realizado no Royal Albert Hall em Londres no dia 10 de Novembro de 1971. Contra todas as previsões, que davam uma vitória fácil às concorrentes dos Estados Unidos ou da Grâ-Bretanha, o concurso foi ganho pela brasileira Lúcia Petterle. Em segundo lugar ficou a britânica Marilyn Ann Ward. Enquanto decorria o evento, fora do recinto grupos feministas e outros contestavam a sua realização, querendo “libertar” as concorrentes da sua “opressão”.

Há um episódio entre Lord Mountabtten, cicerone do evento, e Ana Paula Almeida que merece ser recontado aqui. Decalco de um comentário que fiz num excelente grupo em que participo no Facebook: ” Se não me engano, vi num documentário em Portugal sobre aqueles tempos, em que, incidentalmente, focaram no então fenómeno cultural das misses e, dentro dele, o efeito da presença pelos vistos incontornável, das misses que vinham de África. Falaram no Jorge Jardim (que aprece que foi um aficionado) e da Vera Lagoa, que acho que também é de Moçambique. E passaram uma cena inesquecível em que há um jantar de gala em Londres em que lá estão as misses de todo o lado e mais algum e respectivas comitivas. Sala gigante, em que a figura cimeira era Lord Mountbatten, primo de Elizabeth II, ex vice-rei e primeiro Governador da India, etc e tal – a quem era devida a tarefa de apresentar ao microfone a representante de cada país. E ele lá foi chamando a miss de cada pais. Até que chegou a vez de Miss Portugal, que era a Ana Paula, que aprece basicamente vestida com um monte de missangas à volta do pescoço, por debaixo um pequeno biquini mas para quem estivesse a mais que 5 metros parecia que não tinha nada. Quando ele a chama, Ana Paula levanta-se e de repente na sala uns segundos de silêncio e um “oooohhh” colectivo. Ana Paula sorri modestamente e senta-se de novo. Meio atrapalhado e correspondendo ao assombro bem disposto que se sentiu na sala, Lord Mountbatten disse no microfone: “Aaaahh..Miss Portugal, can we see that again?” (Miss Portugal, podemos vir isso outra vez?) ao que Ana Paula se levanta de novo e aí desta tudo a bater palmas.

Ou seja, a Ana Paula naquela noite arrasou.”

Lord Mountbatten de Burma cumprimenta Ana Paula Almeida após o Miss World em Londres.

No dia 10 de Março de 1971, numa função protocolar na Câmara Municipal de Lourenço Marques, Ana Paula Almeida, enquanto Miss Moçambique reinante, com a Miss Angola. Foto gentilmente cedida pelo PPT.

Ana Paula Almeida e Miss Angola cumprimentando o Eng. João Delgado, Presidente em exercício da Câmara de Lourenço Marques.

As Misses de Angola e Moçambique na Câmara Municipal de Lourenço Marques.

Ana Paula Almeida no Salão Nobre da Câmara Municipal de Lourenço Marques, rodeada por um grupo de senhoras.

9 comentários »

  1. Ana Paula fui eu César Avilez que a mando do Engº Jorge Jardim, elaborou o Ceptro e a Coroa que tens na imagem da coroação de Miss Moçambique 1971.
    Gosto desta foto.
    Um Beijinho.
    César Avilez

    Comentar por César Avilez — 31/10/2011 @ 07:29

  2. Com devido respeito, a Miss mais bonita e culta foi Maria Gemma Mendes.

    Comentar por Norma Mendes — 12/01/2012 @ 17:36

    • Norma, tenho muito pouco sobre a Miss 1966, o que torna difícil comparar (nasci em 1960). Mas ela é referida neste blogue, fiz o possível para restaurar algumas fotos dela, que a mostram muito elegante. ABM

      Comentar por ABM — 12/01/2012 @ 17:40

    • Como diz a Norma , a Gemma era a mais bonita . Nunca mais soube nada dessa familia e seria uma grande alegria comunicar com eles. O César como está?
      Carlos Davide( em 66 dei uma especie de aulas de apoio ao Cesar , que rapidamente se revelaram desnecessárias)

      Comentar por Carlos Davide — 13/06/2012 @ 23:22

  3. SÓ O FACTO DE ANA PAULA ALMEIDA TER FICADO EM 3º LUGAR NO CONCURSO DO MUNDO EM LONDRRES, DIZ TUDO. NESSES CONCURSOS ESTÃO MUITAS CONCORRENTES LINDISSIMAS DE VÁRIOS PAÍSES DO MUNDO. OBRIGADA ANA PAULA POR REPRESENTARES O NOSSO PAÍS TÃO BEM. NUNCA MAIS TE ESQUECEREI.

    ANA MARIA

    Comentar por Ana Maria A.PEREIRA — 24/02/2014 @ 21:58

  4. Olá,a todos,
    O que é feito da Ana Paula?Levou o nome de Moçambique e Portugal mais longe do que qualquer miss,até aos dias de hoje.Era bastante miúdo,11 Anos,mas tive o prazer de a conhecer em Lisboa no programa Zip Zip,e em Luanda a quando da sua visita,ao ter tido a simpatia de com autorização dda minha irmã mais velha que me acompanhava,me convidar para assar o dia com ela.E assim foi,algo que nunca esquecerei.Sempre uma ternura e simpatia.Hoje tenho 57 Anos,e creio que ter´por volta dos 66?Quem sabe dessa “Menina”??
    Saudações,
    Francisco Neto

    Comentar por Francisco Neto — 15/09/2018 @ 15:26

    • Olá Francisco, naturalmente que tenho procurado, nestes anos, aferir essa questão. Sujeito a confirmação, alguém me disse que ela terá falecido há alguns anos de uma doença, possivelmente cancro. Mas não consegui até agora confirmar essa situação. Por isso aguardo e espero que alguém que a conheça, e a sua família, talvez um dia vejam este meu pequeno trabalho e nos possa esclarecer. Um abraço (e guarde as boas memórias), ABM

      Comentar por ABM — 15/09/2018 @ 15:41

  5. Muito obrigado pela sua pronta resposta,que como calcula muito me entristeceu!
    Nunca entendi o porquê de a Ana Paula nunca mais ter sido referida, falada, ou chamada para alguns programas sobre a matéria que foram sendo transmitidos.Talvez por sua vontade,a única razão que creio justificável. Acabei por me tornar amigo da Riquita já em Lisboa, quando, passados alguns anos, a diferença de idades se dissipa.Também ela não voltou a ter qualquer contacto com a Ana. Foi entretanto já convidada para um ou outro programa sobre a história das misses em Portugal, tal como sempre a querida Ana Maria Lucas, sempre na memória dos Portugueses como a primeira Miss(Se bem que tenho ideia de ter conquistado um relevante resultado no Miss Europa). A Riquita foi de facto a eleita Miss Portugal, mas nem todos se lembram que abdicou após ter participado no Miss Universo, passando assim o titulo para a Ana. A Riquita está óptima e a viver em Londres. Como não me deu certezas, tenho ainda a esperança que a Ana possa estar bem, onde quer que esteja. Muito gosto em partilhar consigo estas palavras.
    Um abraço,
    Francisco

    Comentar por Francisco Neto — 15/09/2018 @ 16:43

    • Francisco, partilho as suas memórias e esperanças. Gostaria, neste caso, de estar errado. Um abraço ABM

      Comentar por ABM — 15/09/2018 @ 17:09


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: