THE DELAGOA BAY WORLD

02/01/2012

O LOCKHEED L1011 DAS LINHAS AÉREAS DE MOÇAMBIQUE

Filed under: DETA - Linhas Aéreas de Moçambique, EMPRESAS — ABM @ 20:02

O CS-TEA da LAM. Entre Maio de 1996 e 6 de Novembro de 1997. Anteriormente, fora o “Luis de Camões”, da portuguesa TAP. Pelos vistos estes dias está estacionado nas Ilhas Canárias.

Do blogue Tristar500.net, o percurso deste aparelho:

September 1979 It was one of the five original L-1011-500 ordered by TAP Air Portugal
15 January 1983 First L-1011 delivered to TAP Air Portugal; registered CS-TEA; named “Luís de Camões”
December 1994 Leased to BWIA
December 1995 Returned to TAP
May 1996 Leased to LAM untill November 1997
November 1997 Sold to Air Transat; re-registered C-GTSR; fleet number 239 and later 553
December 1998 Transferred to Star Airlines; painted in Star Airlines’ c/s but kept canadian registration
September 1999 Returned to Air Transat
May 2004 Retired from service by Air Transat and stored at Mirabel
July 2004 Transferred to Joasro Aviation (Globejet Airlines)
22 July 2004 Gee Bee Airlines; re-registered SX-CVB; not taken up
8 March 2005 Leasing contract established with Air Scotland which never flew the aircraft
September 2005 Returned to Globejet Airlines; re-registered OD-ZEE; stored at Beirut
November 2005 Leased to Cameroon Airlines
July 2006 Chartered for evacuation flights between Larnaca (Chipre) and Montreal (Canada) during Lebanon crisis
20 August 2006 Leased to Lloyd Aero Boliviano; started operating Santa Cruz (VVI) – Madrid (MAD) route
1 April 2007 Lloyd Aero Boliviano ceased all operations; OD-ZEE impounded @ VVI
8 January 2008 Seen stored @ VVI; still impounded

Anúncios

2 comentários »

  1. O Lockeed L1011 da TAP esteve na LAM até ao fim de Novembro, se é que não foi até Dezembro de 1997. Eu voei este avião, no meu ultimo voo com a LAM, no dia 06 de Novembro de 1997, pelo que a data referida (até Agosto de 1997) está menos correcta.
    Cumprimentos.

    Cmte. Carlos A. Silva

    Comentar por Carlos Alberto Dias da Silva — 15/10/2014 @ 20:31

    • Muito grato pela sua mensagem e correcção Sr. Comandante, que adiciona um toque pessoal de quem viveu este episódio da história da aviação de Moçambique. ABM

      Comentar por ABM — 15/10/2014 @ 20:47


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: