THE DELAGOA BAY WORLD

20/03/2012

DANÇANDO NA BOATE PINGUIM EM LOURENÇO MARQUES, ANOS 1960

Filed under: Casal na Boate Pinguim LM, LM Baixa, LM Rua Araújo — ABM @ 23:22

Casal a dançar na Boate Pinguim, que ficava mais ou menos à entrada da Rua Araújo em Lourenço Marques, a seguir ao Tamila e a Cave. Os maiores contigentes nos anos 1960 eram os militares durante os dias de lazer, e os sul-africanos, que ficavam fascinados de ver casais de raças diferentes a dançar juntos, algo que naquele tempo, na África do Sul, não era permitido e provavelmente dava cadeia. Em Moçambique era o vulgar de Lineu, pesem as relações raciais um tanto quanto desiquilibradas. A pintura do vestido da menina foi minha, ando a testar um programa de colorir fotografias a preto e branco (sem quase nenhum sucesso mas enfim).

4 comentários »

  1. Tomané,
    Se o teu “a seguir ao Tamila e a Cave” se refere à localização geográfica, há um lapso. A “Cave” ficava no início da Consiglieri Pedroso, à direita para quem vinha da Pr.MacMahon. Supostamente havia uma qualquer ligação deste estabelecimento – Cave – com um oficial que comandou o Destacamento de Engenharia de LM, de nome Cecílio Gonçalves. Confesso que não sei precisar a razão pela qual associo um ao outro, mas haverá, seguramente, por aí quem confirme… ou não!
    Posso estar equivocada mas, tanto quanto me recordo, não se chamavam a esses estabelecimentos “boîtes” mas “dancings”. Sujeito a confirmação, como é óbvio.
    😉

    Comentar por Lucília Vieira — 21/03/2012 @ 14:55

    • Luclia, tens toda a razo, eu apenas procurei uma nota que descrevesse mais ou menos a localizao mas pessoalmente eu no sei. Por isso estou inteiramente receptivo a uma correco mais precisa. Quanto ao termo “boate”, meu defeito, eu sempre chamei boate a todos estes emprios, se bem que dancing parece-me ser o termo correcto…. bem, quando tiveres mais certezas, apita que eu corrijo tudo 🙂 Toman

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — 21/03/2012 @ 15:03

  2. A excelente pintura desse vestido, deu uma vida nova a essa foto, que na minha modesta opinião, é um documento bonito e um hino contra o racismo.
    Caro senhor António Botelho de Melo. Nunca estive em Moçambique, mas devido à grande qualidade deste seu blogue, por lá vou viajando, agora, através das fotos e dos textos, tesouros carregados de história e de saudade, que o senhor simpaticamente aqui nos oferece. Agradecido. Jorge Santos

    Comentar por Jorge Santos — 08/05/2016 @ 12:35

    • Caro Jorge, agradeço a nota simpática. Tem razão. Agradeço a companhia. ABM

      Comentar por ABM — 09/05/2016 @ 17:25


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

