THE DELAGOA BAY WORLD

24/03/2012

OS NADADORES DO GRUPO DESPORTIVO EM LOURENÇO MARQUES, FINAL DOS ANOS 1960

A equipa de natação do Grupo Desportivo Lourenço Marques, final dos anos 1960. A cores no grupo estão, da esquerda, a minha irmã Paula, o meu irmão Fernando, eu a olhar para o lado e em cima à direita a minha irmã Cló Botelho de Melo. Mas para quem sabe de natação, isto é um grupo de luxo, que inclui, à direita em baixo, o Sr. Faz-Tudo da piscina do Desportivo, que salvou o Nando de morte por afogamento um domingo de manhã no início dos anos 60. Os Botelhos de Melo ficaram-lhe gratos até ao dia em que ele morreu. Para ver esta fotografia em tamanho maior, prima na imagem duas vezes com o rato do seu computador.

4 comentários »

  1. Aproveitando a página da Filomena, como eu nessa altura ainda tinha cabelo, e vocês eram todos meninos…
    Recordam-se do subir e descer aquelas bancadas?
    Um abraço do kokuana!(do kokuana, não, do Madala…

    Comentar por tubodocabo — 25/03/2012 @ 20:09

  2. Antonio, que idade tinhas mais ou menos quando esta fotografia foi tirada ?

    Comentar por Fernando Sampaio — 17/04/2012 @ 12:09

    • Eu nasci a 30.01.1960 Fernando, devia ter para a uns 8 anos de idade….

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — 17/04/2012 @ 13:50

  3. Antonio, curiosa coincidencia … a minha irmã mais nova, a Susana, nasceu exactamente no mesmo dia !… em Nampula … E, como os irmãos, também andou nas escolas de natação do Desportivo de Lourenço Marques … De resto, creio tê-la reconhecido numa das fotos do teu blog, num grupo treinado pelo Manuel da Mata… Se não estou enganado, a Susana seria a 1a a contar da esquerda da foto na 2a fila a contar de cima !
    http://delagoabay.wordpress.com/2011/02/21/as-escolas-de-natacao-do-desportivo-com-jaime-santos-e-manuel-da-mata-anos-60/#comments

    Quanto à data desta foto aqui em cima … final dos anos 60 ?… Na mesma foto que colocaste no teu blog sobre desporto indicas 1967 … Terias portanto cerca de 7 anos, a tua irmã Clotilde 11, a tua irmã Paula 5 … (fiz a minha pesquiza biografica aqui nos teus blogs, optimamente documentados !…)
    Mas tenho algumas duvidas !… e alguma atrapalhação !… explico porquê …
    Acontece que julgo reconhecer-me na foto !!… no meio da “molhada”, no n°64 da foto numerada que aparece no teu outro blog, um lingrinhas pró comprido que está, de resto como tu, a olhar para algo que não era certamente o fotografo ! … É que eu também andei nas escolas de natação do DLM nos anos 60 e com o treinador Eurico Perdigão …
    Mas não tenho nenhuma certeza … tanto mais e sobretudo por causa da questão das datas …
    Em 1967 eu teria 13 anos … parece-me mais do que o meu eventual “socia”,… a quem, a olho, eu não daria mais de 11 anos, provávelmente menos … E, de qualquer modo, julgo que nesta altura já não estava na natação no Desportivo mas sim no basquete no Ferroviario de Lourenço Marques …
    Ora bem, sempre a olho, não consigo avaliar bem a idade que terias então … 7 anos ?… pode ser …
    Mas, em contra partida, já me parece que as tuas irmãs aparentam ter menos … à vontade menos 2 anos do que teriam em 1967 … a Clotilde poderia ter à volta de 9 e a Paula cerca de 3 (na foto vê-se que é pouco mais do que bébé) …
    Ou seja, se a data da fotografia fosse antes em meados dos anos 60, digamos 64 ou 65, já seria compatível com a minha presença na foto e com o aspecto do n°64 !…
    A chatisse é que tu terias então apenas 4 ou 5 anos e não sei se isto te convence !… ehehehe !!
    Portanto, vê lá se, com toda a informação e todos os meios ao teu alcance, e se tiveres pachorra para tal, consegues saber mais exactamente em que altura esta famigerada foto foi efectivamente tirada !!… Disso depende a resolução do meu inquietante problema de identidade !… ehehehe !!

    Comentar por Fernando Sampaio — 17/04/2012 @ 16:45


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

