THE DELAGOA BAY WORLD

13/04/2012

A BAIXA DE LOURENÇO MARQUES, 1935

Na Avenida da República (hoje 25 de Setembro), o estabelecimento Matha da Cruz & Tavares, a garagem e na esquina o Avenida Building ou Prédio Pott.

Anúncios

3 comentários »

  1. A garagem aqui mencionada (entre o “Marta da Cruz & Tavares” e o Prédio Pott) era a SIMAL. Foi ondei comprei o meu Datsun 1200 em 1969.

    Comentar por Vasco Freitas — 25/09/2014 @ 01:58

  2. Emocionou-me vêr postado o património, sobretudo a ‘história’ e o percurso que admiro muito referente à minha Família, de quem sou neta,a segunda mais velha de uma Família numerosa,de Sebastião Tavares, meu querido Avô materno, que foi sem dúvida o grande impulsionador desta Empresa e outras….também da Sociedade Imobiliária Tavares & Filhos, em que todo o seu património Imobiliário, umas 50 propriedades à época, incluindo o Prédio William Pott de características e construção da Escola Arquitectónica Holandesa, ficaram de todo a fazer parte da criação desta Sociedade, apenas com o Filhos de Sebastião Tavares, família onde me incluo, directamente.
    Haveria algumas rectificações a fazer no contexto de uma quase perfeita narrativa….mas deixarei para mais tarde…

    O meu Tio Avô Francisco Tavares e o meu Avô,foram determinantemente os ‘progenitores’ do progresso, desenvolvimento e nascimento da Martha da Cruz & Tavares, SA,,, tendo poucos anos depois, o meu Tio Avó Francisco Tavares, regressando com a sua Família definitivamente para Portugal, ficando apenas o meu Avô Sebastião Tavares à frente das responsabilidades da(s) Empresa(s), com a colaboração dos seus dois filhos, eu diria por um lado, pelo seu ‘braço direito’, seu filho mais velho, Mário Tavares e de Júlio Tavares, pessoa com projectos inovadores, e também os com excelentes colaboradores, os irmãos António Tavares, Manuel Tavares, Administrador da Companhia Colonial de Navegação,CNN e José Tavares, responsável pela ‘Secção de Máquinas’ desta Empresa Exportadora também de maquinaria Agrícola…além do negócio no ramo Automóvel….
    Curioso, que os primeiros Autocarros da Cidade de Lourenço Marques em 1918/20 se não estou em erro nas datas, foram fornecidos pela Martha da Cruz, Lda.(à época) à Câmara Municipal….Apenas uma referência curiosa….

    E continuando…
    Amigos do antecessor Sr. Martha da Cruz, homem do Norte, de Valadares, que por motivos muito particulares e de querer regressar a Portugal, pelo negócio que na altura ele julgava não poder conseguir desenvolver por razões muito particulares que não irei desenvolver…não quiseram os novos Sócios e proprietários deixá-lo à parte…
    Colocou-se assim haver uma oportunidade de se fazer Sociedade com o mesmo pela parte dos manos Francisco e Sebastião Tavares, oriundos da Covilhã, com projecção e responsabilidades de negócios na Covilhã e em Lisboa, na altura, mantendo-o por enquanto na Sociedade, que pouco mais tarde viria a sair definitivamente.

    Rumo para Moçambique, Lourenço Marques no princípio de Século XX e apesar da retirada da sociedade do Sr. Martha da Cruz, quiseram os irmãos Tavares, manterem por amizade e respeito, o nome de Martha Cruz na nova Empresa, ficando a designação para sempre a ser ,”Martha da Cruz & Tavares, Lda., uma Sociedade por Quotas mantendo-se sensivelmente assim até em 1970 ,altura em que passou a ser uma Sociedade Anónima, S.A ,por Acções,. que o meu Avô quis designar, propondo e convidando não só os Filhos e Conjuges…mas os Irmãos e respectivas Famílias, a formarem assim uma Sociedade Anónima….
    Assim nasce a ”Martha da Cruz & Tavares, SA

    É com muita satisfação que deixo este meu pequeno depoimento, para uma melhor compreensão e esclarecimento, no âmbito Histórico de uma praça Comercial bem desenvolvida por excelentes Empresas ,que tiveram a sua importância no desenvolvimento do mercado comercial em Moçambique pela Exportação não só para os Países arredores e a todo o Moçambique…

    Para quem gosta de uma ‘narrativa’ bem longa….,deixo as minhas Saudações!!!….
    Maria Júlia Tavares Dá Mesquita Gonçalves

    Comentar por Maria Júlia Tavares — 20/06/2016 @ 11:00

    • Muiti muito maningue grato pela sua nota Maria Júlia. Fica registado. Obrigado. ABM

      Comentar por ABM — 18/07/2016 @ 17:20


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: