THE DELAGOA BAY WORLD

13/04/2012

OS PARTICIPANTES NO CURSO Nº105 DA DALE CARNEGIE EM LOURENÇO MARQUES, 1964

Fotografia muito gentilmente enviada pelo Fernando Sampaio e restaurada.

Os participantes no curso Nº 105 da Dale Carnegie em Lourenço Marques, 1964. Na fila de trás, da esquerda. T1, T2, T3, T4, T5, T6, T7, T8, T9 e Vladimiro Teixeira Alves Cardiga. Na fila a seguir em frente dessa, S1, S2, S3, S4, S5, S6, S7, S8, S9, S10, S11 e S12. Na segunda fila a contar da frente: Rui Sampaio (pai do Fernando), Z2, Z3, Z4, Z5, Z6, Z7, Engº Nuno Pratas Dias (responsável pelo lançamento destes cursos em Lourenço Marques) e Capitão Rui Taveira, Comandante da PSP de Lourenço Marques na altura. Na fila da frente: F1, F2, F3, F4, F5, F6, F7, F8 e António Vidago. Quem souber mais dos nomes aqui e se quiser fazer o favor, pode escrever para aqui com os detalhes, usando os dados da grelha em cima para identificar a pessoa. Para ver esta fotografia em tamanho maior, prima duas vezes na imagem com o rato do computador.

Diz o Fernando sobre os seus pais (Rui Sampaio e Maria Fernanda Amorim) e ainda António Vidago, seu amigo, ambos na fotografia em cima:

“O meu pai Rui Sampaio é da área das engenharias. Trabalhou nos Caminhos de Ferro de Moçambique, em Mutarara/D.Ana, Moatize, Nampula e Lourenço Marques. Depois, a partir do inicio dos anos 60, trabalhou no Entreposto, sobretudo nas áreas técnica e comercial, em Moçambique, antes e vários anos depois da Independência, e em Portugal, antes e depois do 25 de Abril. A minha mãe,Maria Fernanda Amorim, foi professora em várias escolas primárias, desde a D.Ana passando por Moatize, Nampula e Catembe, até à Escola da Polana em Lourenço Marques (Moreira de Almeida – masculino, Maria de Jesus Ornelas – feminino).

Eles agora estão reformados e vivem na Linha do Estoril.

O António Vidago, infelizmente já falecido, era filho do António Vidago que foi sócio-gerente da empresa Vidago & Filhos (creio era este o nome). (…) o filho (único) do António e da Maria Helena Vidago, o Toni (pelos vistos os Vidagos eram todos Antónios !…), com quem confraternizei algumas vezes em miúdo, inclusivé em casa deles, perto do Parque José Cabral na Polana, actualmente vive no Reino Unido.”

Anúncios

7 comentários »

  1. ABM tenho dificuldade usando a grelha proposta indicar a localização de dois amigos . Vou indicar de outra forma.Na segunda fila a contar de baixo e da direita para a esquerda ,o segundo , era o EngºNuno Prata Dias.já falecido e o responsavel, por lançar estes Cursos em L.M.Ao lado deste e continuando para a direita,é o Cap.Rui Taveira Comandante da PSP,naquela época.Em 1966 também frequentei um Curso deste.

    Comentar por FERNANDO VIDIGAL — 13/04/2012 @ 22:49

    • Muito obrigado e um grande abrao Fernando – e beijinhos nossa querida Constana…. 🙂

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — 13/04/2012 @ 23:07

  2. O F8 é Leonine Teixeira Alves.

    Comentar por xico — 14/04/2012 @ 13:06

  3. Lembro.me das pessoas mas não do nomes todos. O Instrutor foi Rui Taveira, que lembro ser dono de uma Fábrica de Fatos, pert do Zoo Prata Dias Director dos cursos, que foi um grande amigo, Eng. Vidago que andou comigo na Tropa, tanto ele e eu já eramos assistentes dos cursos nessa altura. Agora gostava saber quem me reconheceu.

    Comentar por Leonine Teixeira Alves — 15/04/2012 @ 17:04

    • Olá Leonine, tinha que ir ver, pois foi alguém das nossas “tropas moçambicanas”, o “Xico Amora”… ABM

      Comentar por ABM — 16/04/2012 @ 20:18

  4. Muito Grato por esta oportunidade. Devo corrigir de quem introduziu os Cursos de Dale Carnegie em Moçambique foi o Sr Taveira Martins – que o tirou em Durban, deslocando-e semanalmente durante as 14 semanas de então (agora são 12 sessões) a essa Cidade Sul Africana. Eu Carlos Rovisco frequentei o Curso 102 tendo como instrutor o Sr Taveira Martins, Cursos depois o Engº Prata Dias que foi aluno creio que no Curso 105 e depois mais tarde também instrutor e que ficou como Diretor depois do Sr Taveira Martins ter decido sair por razões profissionais. Por curiosidade tanto eu Carlos Rovisco, como o Jorge de Sousa, tirámos o Curso de Instrutor do Curso de Relações Humanas e do de Vendas, em Joanesburgo anos mais tarde (decada de 80)

    Comentar por Carlos Rovisco — 16/04/2012 @ 19:26

    • Um abraço Carlos e obrigado eu pela nota. Eu é que devia ter tirado esse curso há 20 anos… 🙂 ABM

      Comentar por ABM — 16/04/2012 @ 20:17


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: