THE DELAGOA BAY WORLD

01/05/2012

VER AS MONTRAS EM LOURENÇO MARQUES E A CASA VILAÇA, ANOS 1960

Fotografia da colecção de Jorge Henriques Borges, tirada pelo seu pai João Manuel Botelho Coelho Borges.

A família Coelho Borges na baixa de Lourenço Marques a ver as montras. Ir ver as montras das lojas na baixa ao fim de semana era um passatempo popular antes da Independência.

A montra do que parece ser a Casa Vilaça, um estabelecimento de brinquedos na baixa de Lourenço Marques e paragem absolutamente obrigatória na minha juventude. Mas o meu GPS espaço-temporal sugere que possa ser outra loja, situada logo a seguir ao Continental. Aceitam-se palpites...

8 comentários »

  1. Casa Vilaça, sem dúvida:
    Desde a esquina da D. Luís: Continental, entrada do Prédio Paulino Santos Gil, Lopes & Ramos – ourivesaria + óptica, Casa Vilaça já na esquina da Tv. da Maxaquene.
    A placa arredondada que se vê na primeira foto pertencia ao John Orr’s.
    Dito de outra forma: o teu GPS está bom e… recomenda-se.
    :*

    Comentar por Lucília Vieira — 01/05/2012 @ 17:25

  2. Ah! Não se tratava apenas de uma loja de brinquedos. Também vendia artigos de decoração. Tanto quanto me recordo, era relativamente frequente fazerem exposição de peças Murano, mesmo na montra da esquina. E artigos para o Carnaval, que eram colocados no espaço que se vê na segunda imagem. E… tivesse eu tempo e paciência para me esmifrar mais um bocadinho… ias ver só!!! 😉
    :*

    Comentar por Lucília Vieira — 01/05/2012 @ 17:30

  3. Esta loja tirava-me o fôlego! O Sr. Vilaça (filho) era quem me atendia quando a minha mãe me levava lá; eu era um absoluto tonto; nunca pedia…só olhava e o Sr. Vilaça habituou-se a seguir o meu olhar. Ainda tenho os meus carrinhos da Matchbox…ainda os tenho!

    Comentar por Alexandre Viegas — 02/05/2012 @ 08:46

  4. Tinha artigos muitos bons. Lembro-me bem ír lá com a minha avó.

    Comentar por Fernanda Simões — 25/06/2012 @ 19:48

  5. É a casa Vilaça é, a Modelândia (dos meus sonhos de criança), era à direita ao virar desta mesma esquina. Corrijam-me se estiver enganado, Matchbox, Dinky Toys, Aviões de montar e colar, Lego…

    Comentar por zejoao — 27/11/2012 @ 22:39

  6. Felismente eu sou o filho do fundador da Casa Vilaca Uma casa de brindes que vendia de tudo e do melhor. Agradeco a quem se lembrou da minha
    saudosa Casa Vilaca, aqui na Africa do Sul o meu comercio e diferente, mas continuo a ter artigos exclusivos, o meu email : vilaca@telkomsa.net

    A todos os meus amigos e clientes desejo sinceramente muitas felecidades e SAUDE UM GRANDE ABRACO Armando Vilaca

    Comentar por Armando Vilaca — 10/02/2013 @ 19:58

    • Armando, se tiveres uma ou outra fotografia da loja ou do teu pai/família que queiras partilhar aqui para o povo ver, ficaria grato. Basta mandares texto e fotos digitalizados para bcaluanda@gmail.com ABM

      Comentar por ABM — 18/02/2013 @ 08:20

  7. Tanto a Casa Vilaça como a Modelândia, relativamente perto uma da outra, eram de facto a minha perdição. Ficava literalmente colado àquelas montras.

    Comentar por Rui Mota — 18/01/2015 @ 10:31


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Site no WordPress.com.

