THE DELAGOA BAY WORLD

30/05/2012

O BANCO COMERCIAL DE ANGOLA EM LOURENÇO MARQUES, ANOS 1970

Esta fotografia é dedicada à Mena Pires, que me enviou esta noite a seguinte mensagem: “Caro ABM, tenho estado a ver o The Delagoa Bay World … maravilhada, evidentemente. Mas fiquei triste porque … banco, banco, banco e não encontrei. Trabalhei no Banco Comercial de Angola em Lourenço Marques. Ficava na Rua Consiglieri Pedroso, mesmo de frente para a Minerva Central. Infelizmente não tenho uma única foto dele, passada ou presente. Será que não tem nenhuma no fundo do baú ?”

A fotografia vem do blogue Ex Colaboradores do BCA – Banco Comercial de Angola, que passei a pente fino e que cordial e entusiasticamente convidam todos os seus antigos colegas de Moçambique a visitarem e enviarem fotos e notícias.

Com base em Luanda (sede social em Lisboa, creio) o BCA foi um dos bancos mais dinâmicos dos últimos anos da administração portuguesa em Angola, com um pé firme em Moçambique pelos anos 1970.

Segundo o Sr. Manuel Silva,  “este belo edifício, foi construído pela Firma O Lar Moderno, onde teve a sua sede durante alguns anos, antes de ser a Sede do B.C.A., Banco Comercial de Angola, em Moçambique.”

A sede do BCA em Lourenço Marques, na Rua Consiglieri Pedroso, mais ou menos em frente à Minerva Central. O edifício ainda existe hoje e pertence ao Banco de Moçambique, o banco central.

Anúncios

10 comentários »

  1. Até 1975 também trabalhei no BCA em Lourenço Marques…ainda hoje guardo amigos dessa altura.

    Comentar por olindacavadinha — 30/05/2012 @ 23:28

    • Olá Olinda,

      Andavas a esconder essa informação?! fala lá com os colegas e mandem lá algumas coisas do BCA… ABM

      Comentar por ABM — 30/05/2012 @ 23:30

    • Há aqui muitos no facebook… Zorina Francesco, Rui Mourato, José Luis Ferreira, Lena Baptista de Tena, Julia Fachada Santos, Helena Pereira, Fazita Martins, Maria José Costa, Fernanda Cordeiro, Rui Figueiredo Casanova Pinto, etc etc… há aqui muita gente que trabalhou nessa Instituição…

      Comentar por olindacavadinha — 30/05/2012 @ 23:40

    • Olinda,

      Obrigado, venham eles e elas…. 🙂 ABM

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — 30/05/2012 @ 23:44

  2. Incrível que a memória me esteja a atraiçoar, pois não estou a lembrar-me da Mena Pires… se ela se lembra de mim, agradeço que me contacte, ficaria muito feliz…

    Comentar por olindacavadinha — 30/05/2012 @ 23:42

  3. António,
    E ao olhar para a fachada do Banco, dou comigo no cafezinho do Tivoli, que ficava mesmo ao lado da Minerva (estando de frente para a Minerva, ficava à esquerda), à palheta com os meus colegas, a fazermos horas para entrar. Depois do almoço.
    Não sou uma saudosista desesperada, mas há coisas que fazem muito bem à alma 🙂 .
    Obrigada.
    Um abraço

    Comentar por Filomena Pires — 31/05/2012 @ 17:54

    • Filomena, isto não é saudosismo desesperado. São memórias gratas da tua vida. Nada de errado com isso, especialmente dadas as circunstâncias da saída da maioria de nós de Moçambique e o que sucedeu a seguir. António

      Comentar por ABM — 31/05/2012 @ 18:14

  4. Já agora, A.B.M., também trabalhei neste edifício de 1974, até me vir embora em final de 1979. Minha Mãe (Elvira Arcanjo) também aqui trabalhou desde a inauguração até se vir embora em 1980. Ela foi funcionária do Barclays Bank durante mais de 25 anos e quando o B.C.A. se instalou em Moçambique, absorveu as instalações e funcionários do Barclays !!!!

    Comentar por Jorge Manuel C. Arcanjo — 20/01/2015 @ 01:52

    • Olá Jorge, obrigado, não sabia que o BCA tinha comprado a operação do Barclays em Moçambique….. ABM

      Comentar por ABM — 25/01/2015 @ 23:27

  5. PRESENTE…tambem vivi esses anos de transicao do Barclays para o BCA de onde sai em dezembro de 1975 para vir trabalhar para o Standard Bank em Johannesburg. Saudacoes para todos os ex-colegas (BB e BCA), Rui Mourato

    Comentar por Rui Mourato — 20/01/2015 @ 07:21


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: