THE DELAGOA BAY WORLD

06/06/2012

O PRÉMIO DO CONCURSO DA RÁDIO MOCIDADE EM LOURENÇO MARQUES, 1973

Praticamente, nunca ganhei nada em coisa nenhuma. Excepto em 1973, quando participei num concurso qualquer promovido em Lourenço Marques pela então jovem e quase juvenil (mas distintamente profissional) Rádio Mocidade, que tinha a vantagem adicional de se situar ao fundo da rua de onde eu vivia. O que ganhei foi um disco de 45 rotações. Não me perguntem como, mas após uns quarenta anos e de já ter mudado de casa de país e de continente umas quinze vezes….ainda tenho o disco. É o que está em baixo.

O meu prémio do concurso da Rádio Mocidade em 1973.

O prémio.

Anúncios

3 comentários »

  1. REALIZAÇÃO DE UM SONHO

    Tudo começou porque eu sempre tive a mania da radiotecnia e aos doze anos construía a minha primeira “galena” para ouvir a Emissora Nacional, em Coimbra, isto no ano de 1947.
    Em 1966, estando a leccionar no Liceu Salazar, em Lourenço Marques, encontrei no laboratório de Física um emissor de radioamador de 20 W e na minha cabeça surgiu a ideia de criar com alguns alunos uma escola de futuros radioamadores.
    Posto o assunto ao Reitor (Dr.Mário Alcântara ) este apoia a ideia, mas o pior foi a Liga dos Radioemissores de Moçambique (radioamadores) que a vetou ,embora os CTT e os seus serviços radioeléctricos tivessem dado luz verde.
    Então pensei para comigo: “ se não me deixam fazer uma escola de radioamadores vou tentar fazer uma estação de radiodifusão sonora.” A ideia, naquele tempo, era tão louca como tentar fazer hoje uma estação de televisão pois o material não existia no mercado local e não se usavam computadores ,como hoje em dia .
    Obtidas as necessárias autorizações dos serviços radioeléctricos, começou a transformação do emissor de 20 W, da onda curta para onda média. Este trabalho foi realizado pelo Sr. Carlos Albuquerque, técnico do Rádio Clube de Moçambique, enquanto eu me ocupava, com três alunos, em improvisar um estúdio numa pequena arrecadação junto á biblioteca do Liceu. Mas seria aquilo um estúdio se só se tinha um gira-discos e um gravador, nada profissionais, ligados directamente ao emissor?
    Uma antena horizontal foi montada no terraço do Liceu e ali estávamos nós a fazer experiências , aos Domingos ,das 9 às 10 horas e com sucesso, pois as emissões deram brado entre os alunos e se calhar só chegávamos ao Alto-Maé ! (A primeira experiência foi feita no Domingo de Páscoa de1966).
    Todos queriam experimentar, todos queriam pertencer á rádio ainda sem nome, mas com tais instalações e material isso era impossível .
    Juntei os alunos e disse-lhes:” Vamos fazer um estúdio como deve ser, mas é necessário angariar fundos.” Se o disse, os alunos melhor o fizeram ! Alguns meses depois havia dinheiro para o sr. Carlos Albuquerque construir uma consola de comando onde se ligavam 1 microfone, 2 gira-discos e 2 gravadores Este estúdio, já com cabina de locução, foi instalado na grande sala da cabina de projecção de cinema profissional que o Liceu possuía. Nascia assim a RADIO MOCIDADE, com estúdio e emissor próprios. Estávamos em Fevereiro de 1967.

    Comentar por ERS — 06/06/2012 @ 14:43

  2. ESCLARECIMENTO:
    RÁDIO MOCIDADE – LICEU SALAZAR -1967 A 1974
    história contada pelo seu fundador Joaquim Nogueira)
    REALIZAÇÃO DE UM SONHO
    Tudo começou porque, desde miúdo, sempre tive a mania da rádio e aos doze anos construía a minha “galena” para ouvir a Emissora Nacional em Coimbra, no ano de 1947.
    Em 1967 estando a leccionar no Liceu Salazar, em Lourenço Marques, encontrei no laboratório de Física um emissor de radioamador de 20 W e na minha cabeça surgiu a ideia de criar com os alunos uma escola de futuros radioamadores.
    Posto o assunto ao reitor (Dr. Alcântara ) este apoia a ideia, mas o pior foi a Liga dos Radioemissores de Moçambique que a vetou ,embora os CTT nos seus serviços radioeléctricos dessem luz verde………………………………….

    Comentar por ERS — 06/06/2012 @ 15:45

  3. Grande Rádio…. Rádio Mocidade, vezes sem conta as ligações feitas para a rádio ( não me recordo o nome do programa ) e ganhei um disco …

    Comentar por maria odete antonio — 13/01/2015 @ 17:32


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: