THE DELAGOA BAY WORLD

07/06/2012

A CASA AMARELA EM LOURENÇO MARQUES, 1975

Filed under: LM Casa Amarela — ABM @ 18:36

A Casa Amarela, já nos tempos em que fora convertida no museu nacional de numismática, após a Independência. Fica numa esquina da Rua Consiglieri Pedroso com a Praça 7 de Março (agora 25 de Junho). Anteriormente fora convertida num centro de exposições, muitas das quais visitei como parte dos “passeios dos tristes” aos sábados à noite.

Anúncios

1 Comentário »

  1. Casa Amarela – L.M.
    Origem: Wikipédia
    A Casa Amarela é provavelmente o edifício mais antigo de Maputo, capital de Moçambique. Atualmente ela alberga o Museu Nacional da Moeda, administrado pela Universidade Eduardo Mondlane[1].
    Construída em 1787, foi das primeiras edificações em pedra-e-cal a existirem na feitoria de Lourenço Marques. Quando a região circundante passou a ser governada por um Governador de Distrito, já na segunda metade do século XIX, este edifício passou a ser a sua residência oficial e, mais tarde, a albergar ainda a secretaria do governo e a repartição de fazenda.
    A Casa Amarela é um edifício de um único piso, em forma de L, com um pátio interior. Não possui telhado e tem as paredes exteriores, pintadas de ocre, rasgadas por grandes janelas que chegam quase ao chão.

    O Museu Nacional da Moeda
    O Museu da Moeda de Moçambique possui um acervo de material que retrata a história, não só do país, como da região, desde há vários séculos. Aqui se encontram os búzios ou cauris e as aspas de ferro que serviram de moeda durante o tempo dos impérios bantus, como o dos Mwenemutapas. E pode igualmente ver-se o antepassado da atual moeda de Moçambique – o Metical – que era um ráquis de pena de pato cheia de pó de ouro.
    Para além destas “moedas” antigas, encontram-se também as libras emitidas pelo Banco da Beira, associado à Companhia de Moçambique, as notas e moedas usadas durante o período colonial, pode apreciar-se a “evolução” (leia-se depreciação) da moeda nacional e ainda coleções de moedas de vários países de todo o mundo.

    Comentar por ERS — 07/06/2012 @ 23:22


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: