THE DELAGOA BAY WORLD

22/06/2012

OS SOUSA E BRITO EM MOÇAMBIQUE

Fotografias e dados gentilmente cedidos pela Fernanda Simões, descendente da família Sousa e Brito. As fotografias foram restauradas por mim.

Para ver estas fotografias em tamanho maior, prima duas vezes na imagem que quiser ver com o rato do seu computador.

Bernardo José de Sousa e Brito, nascido em Pangim a 10/10/1883, baptizado a 27/08/1886 e faleceu em Lourenço Marques. Passou a Moçambique a 06/11/1900, onde começou a trabalhar como Primeiro Aspirante na Fazenda. Reformou-se como Director da Fazenda da Província de Moçambique. É o bisavô da Fernanda.

Bernardo José de Sousa e Brito, bisavô da Fernanda, presumo que com a mulher, em Lourenço Marques. À direita dele, o cão deles.

D. Maria Alice Aspilqueta Leopoldina Xavier Henriques, bisavó da Fernanda, aqui com os seus quatro filhos, 1) Maria Flora Henriques de Sousa e Brito Rodrigues, nascida em Lourenço Marques (Conceição) a 11/03/1911 e faleceu em Cascais a 17/06/2000; 2) Carlos Abel de Sousa e Brito, nascido em Lourenço Marques a 23/04/1914 e faleceu em Lisboa(Alcântara) a 04/05/1982. Industrial na Beira onde construiu o Motel Estoril, o Hotel Moçambique e o Hotel Dom Carlos; 3) Maria Clara Inês Henriques de Sousa e Brito , nascida em Tete a 04/02/1916 e faleceu em Maputo em 1980; e 4) Fernando Manuel de Sousa e Brito, nascido em Inhambane a 31/10/1918 e faleceu em Cascais a 14/12/1977. Foi funcionário dos Correios de Moçambique. Presumo que a jovem de branco seja a nanny dos miúdos.

A nota manuscrita no verso da fotografia em cima.

Dona Maria Alice Aspilqueta Leopoldina Xavier Henriques, bisavó da Fernanda.

Maria Flora Henriques de Sousa e Brito Rodrigues, nascida em Lourenço Marques (Conceição) a 11/03/1911 e falecida em Cascais a 17/06/2000, e Maria Alice Aspilqueta Leopoldina Xavier Henriques. Bisavó e avó de Fernanda.

13 comentários »

  1. Avò à esquerda e bisavó à direita.

    Comentar por Fernanda Simões — 22/06/2012 @ 10:59

  2. O Brito era dono do Hotel/Motel na marginal de Oeiras.

    Comentar por Abel de Azevedo — 22/06/2012 @ 16:24

    • Era sim Sr, Abel Azevedo, do Motel Continental em Oeiras, hoje Inatel,

      Comentar por Fernanda Simões — 22/06/2012 @ 21:22

  3. Desculpe o meu abuso, mas fiquei muito contente por lembrar o Sr. Carlos Abel de Sousa e Brito, pois foi em Moçambique meu empregador, trabalhei no Motel ( escritorios) e quando regressei da tropa no Hotel Moçambique onde estava a casa bancaria, que bem conheço o inicio da fundação, fez-me lembrar coisas bonitas. Muito obrigado pela publicação.

    Comentar por António Rosa — 09/08/2012 @ 14:57

  4. Desculpe o meu abuso´fique muinto feliz por lembrar o Sr.. Carlos Abel de Sousa e Brito,foi em Moçambique meu empregador,trabalhei no Estoril desde 1960 a 1974
    Executei a electrificação do quarto andar do Motel e do Hotel Dom Carlos
    Tenho muitas boas recordações.Muinto obrigado pela publicação
    Comentário por Armando Manuel Paiva

    Comentar por Armando Manuel Paiva — 04/06/2014 @ 09:18

    • Olá Armando, o prazer foi meu em ter contribuído indirectamente para as suas boas recordações. Bem haja, ABM

      Comentar por ABM — 06/06/2014 @ 22:42

  5. Fui chefe da contabilidade e gerente das organizações Estoril, casa bancária, hotel dom Carlos, agência de viagens e todos os sectores que envolviam a grande organização estoril, e ainda, mais tarde as org., Joaquim Alves, administradas pelo estoril, em santa Carolina, vilanculos e inhassoro. O estoril foi a empresa com maior visibilidade na beira. Um grande empregador. Grande família. Conheço o Antônio Rosa e o armando Paiva. Os paivas, o aramando e o Luis nasceram, praticamente no estoril. Ja que o pai deles foi empregado da organização. Mais tarde por vontade do empresário proprietário da organização, fui director/gerente do motel continental em Oeiras. Presto a minha sincera homenagem ao sr Carlos Brito (pai).um abraço para todos os ex-colegas

    Comentar por Manuel Gomes valerio — 07/07/2014 @ 21:28

    • Olá sr. Valério , trabalheira na Empresa de Administração Financeira localizada no Hotel Moçambique, era amiga da sua irmã Fernanda, chamo-me Olga recorda-se de mim? Saudades.

      Comentar por Olga Almeida — 15/05/2015 @ 00:34

  6. Olá Olga. Lembro-me muito bem de si e ao longo destes anos muitas vezes a Sua figura, que tenho bem presente, me vem à memória. O meu e-mail é: magova1941@gmail.com. O meu telefone é 916742477. Contacte-me por favor. Aguardo. Beijinhos com carinho e muitas saudades

    Comentar por Manuel gomes valerio — 27/10/2015 @ 00:16

  7. Olá, eu sou neta do senhor Carlos Abel. 🙂 Lembro-me bem das idas à piscina da Inatel em Oeiras com os meus irmãos. Sou filha do Carlos Pedro Sousa Brito, que faleceu em 31/10/2012. Eu nasci em 16/11/1971 e tenho um filho, o Álvaro, que nasceu em 25/03/2009. A familia sempre se vai prolongando. 🙂

    Comentar por Paula Sousa Brito — 28/01/2016 @ 08:20

    • Olá Paula. Fui colaborador do S/avô é só S/falecido pai, com que colaborei quer na Beira, que em Lisboa. Penso que a Paula será filha do Dr Carlos Pedro e. Sra Dra Carlota! Será? A S/avó, D. Maria dos Prazeres, viveu os últimos anos junto de mim, em Pernes. Dê notícias. Saúde e felicidades.Manuel Valerio

      Comentar por Manuel Gomes valerio — 14/02/2016 @ 14:54

  8. Olá, Eu sou neta do Carlos Abel e lembro-me bem das idas à piscina com os meus irmãos na Inatel de Oeiras. Sou filha de Carlos Pedro Sousa Brito, que faleceu em 31/10/2012. Eu nasci em 16/11/1971 e tenho um filho, o Álvaro, que nasceu em 25/03/2009. A Familia sempre se prolonga.. 🙂

    Comentar por Paula Sousa Brito — 28/01/2016 @ 08:24

    • Boa tarde Paula. Sou sobrinha neta do seu avô e o seu pai primo direito da minha mãe. Dos sobreviventes da família a sua tia Nicha é que me conhece bem.

      Comentar por Fernanda Simões - Ladigue — 21/05/2017 @ 18:43


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Create a free website or blog at WordPress.com.

