THE DELAGOA BAY WORLD

07/07/2012

OS NADADORES DE MOÇAMBIQUE EM PORTUGAL, 1958

Fotografia gentilmente enviada por Rosa Freitas, filho de Carlos Freitas, campeão de natação, pertencente à primeira geração de ouro da natação de Moçambique.

Alguns dos exmos visitantes deste modesto blogue porventura desconhecem que o The Delagoa Bay World tem um blogue-irmão quase só de desporto de Moçambique, chamado The Delagoa Bay Company, onde há um pouco de tudo em termos do desporto de Moçambique. Neste momento tem cerca de duas mil fotografias (mas espero que ainda cresça mais, com a vossa ajuda). Excepcionalmente, como neste caso, mas também para chamar a atenção para a existência do The Delagoa Bay Company, colocarei aqui, ocasionalmente, uma fotografia de desporto, neste caso o desporto que pratiquei em Moçambique – a natação.

Os nadadores de Moçambique na sua digressão na então Metrópole, aqui na piscina do Clube Nacional de Natação, em Lisboa, Agosto de 1958. Para saber os nomes, veja em baixo.

Preciso de ajuda com os nomes. O Nº3 é o nosso Carlos Freitas. O Nº5 é o grande João Godinho. O Nº11 é a inesquecível Regina Veloso (a “Sereia do Chinde”, chamaram-lhe…). O Nº12 é o Carlos Ótão. Todos campeões que definiram uma era.

Anúncios

4 comentários »

  1. O Nº 1 é o Guia, cujo nome próprio não me lembro (se me não engano…)

    Comentar por J Julio M Simões — 07/07/2012 @ 23:28

    • Em jeito de singelíssima homenagem a quem tão gloriosamente representou Moçambique ( na então Metrópole) nos Campeonatos Nacionais de Natação/1958, referencio os nomes das das nadadoras aqui retratadas: da esquerda para a direita: Elza Ferreira, Graça Paiva, Gabriela Matos (filha do saudoso treinador de natação, António Matos), Regina Veloso e Fernanda Campos.

      Comentar por Rui Baptista — 19/11/2012 @ 17:32

  2. Natação masculina, da esquerda para a direita: 1º Guia; 3.º Carlos Freitas; 4.º Godinho; 5.º Bacelar; 6.º Humberto Rodrigues; 8.º Carlos Ótão, Carlos Ótão, comandante da aviação civil, conheceu, em Macau, a minha filha mais velha, Carla, aí magistrada do Ministério Público.

    Comentar por Rui Baptista — 19/11/2012 @ 21:07

  3. Nº 4 – Elsa Ferreira, que morreu nova (2+- 18 anos) -Relato da minha Mãe que também foi nadadora.

    Comentar por José Vera-Cruz — 25/04/2016 @ 16:09


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: