THE DELAGOA BAY WORLD

07/07/2012

CARTÃO QTH DE LUIZ RODRIGUES NO AEROPORTO DE LOURENÇO MARQUES, 1956

Filed under: Postal QTH de Luiz Rodrigues da DETA LM 1956 — ABM @ 23:36

O cartão QTH de Luiz Rodrigues, que durante vários anos foi mecânico de bordo dos aviões da DETA, foi preenchido no Aeroporto de Lourenço Marques ao fim da tarde do dia 22 de Outubro de 1956, confirmando a recepção de uma emissão de rádio.

Diz em baixo o exmo Leitor José Espírito Santo: “o cartão de QSL era usado e é ainda usado pelos Rádio Amadores de todo o Mundo. Era e é obrigatório cada rádio amador ter o seu cartão e o código era e é individual, o meu era CR7 JP sendo CR7 o indicativo de Moçambique. Este Sr., que eu tive o prazer de conhecer, era mecânico de bordo nos aviões da DETA ( Direcção de Exploração dos Transportes Aéreos dos CFM) onde eu trabalhei durante cinco anos, na Beira. QSL quer dizer “Eu confirmo o nosso contacto via radio em…” QTH refere-se à localização do transmissor. Como pode ver no lado esquerdo do cartão Pse QSL e Tks QSL, é para pedir que mande um cartão ao rádio amador com quem se falou e Tks QSL é a enviar e a agradecer o contacto via rádio. Só depois de se receber é que se confirmava o contacto…”

2 comentários »

  1. o cartão de QSL era usado e é ainda usado pelos Rádio Amadores de todo o Mundo. Era e é obrigatório cada rádio amador ter o seu cartão e o código era e é individual, o meu era CR7 JP sendo CR7 o indicativo de Moçambique. Este Sr., que eu tive o prazer de conhecer, era mecânico de bordo nos aviões da DETA ( Direcção de Exploração dos Transportes Aéreos dos CFM) onde eu trabalhei durante cinco anos, na Beira. QSL quer dizer “Eu confirmo o nosso contacto via radio em…” QTH refere-se à localização do transmissor. Como pode ver no lado esquerdo do cartã Pse QSL e Tks QSL, é para pedir que mande um cartão ao rádio amador com quem se falou e Tks QSL é a enviar e a agradecer o contacto via rádio. Só depois de se receber é que se confirmava o contacto…

    Comentar por Jose Espirito Santo — 06/05/2018 @ 00:56

    • Boa tarde José, muito obrigado pela detalhada explicação, nunca tinha reparado nem sabia deste protocolo. Sempre achei e acho que os rádio amadores são um tesouro da sociedade, especialmente se houver uma tragédia e falharem as comunicações, como já aconteceu e irá acontecer certamente. Vou alterar o título de acordo e agradeço a visita a esta casa…. atenciosamente, ABM (PS- coloquei os acentos e as cedilhas e os tils no seu texto….)

      Comentar por ABM — 06/05/2018 @ 14:43


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: