THE DELAGOA BAY WORLD

16/08/2012

O PROFESSOR HELIODORO FRESCATA

Filed under: Heliodoro Frescata Prof. — ABM @ 00:19

Heliodoro Frescata.

Foi, entre muitas outras coisas, professor no Liceu Salazar em Lourenço Marques durante anos suficientes para marcar uma geração de estudantes ali. Mas o resto da sua vida desafia a imaginação. Nunca saberia nada sobre ele se o Rui de Campos não fizesse uma referência quase casual para um excelente esboço da autoria de Vivaldo Quaresma. Também encontrei uma nota interessante sobre o Professor, da autoria de Joaquim Freixo. Gente invulgar que fez parte do mosaico de Moçambique pré-Independência.

Anúncios

5 comentários »

  1. O Professor Heliodoro Frescata……o Homem do Fato Azul….infelizmente não foi meu professor de Filosofia….mas deu-me o prazer de, muitas noites, quase sempre eu acompanhado pelo “Bobocas,” o mais novo dos Natividade, termos longas conversas…..muitas vezes na Cristal…..das quais, tenho muitas boas recordações….
    Era uma pessoa, muito culta e excepcional……
    João Azevedo

    Comentar por João Azevedo — 16/08/2012 @ 07:20

  2. Tive o prazer de privar com este Grande Homem. Os serões a que assisti foram autentitas aulas de civismo e cidadania em épocas de pouca democracia. Repouse em paz Dr. Heliodoro Frescata.

    Comentar por Vítor Baião — 16/08/2012 @ 13:07

  3. Creio que era familiar do nosso amigo Edgar Neves

    Comentar por César Morais — 18/08/2012 @ 21:50

  4. O Professor Heliodoro Frescata era um personagem para um romance. Era amigo do Profsor Alexandre Lobato de quem foi colega em Coimbra suponho. Quando veio a Mocambique pela primeira vez nao tinha fundos para visitaro pais. Combinou com o seu amigo que iria vestido de inspector .Mas nunca mentiu dizendo que era. Fazia as mesmas perguntas que faziam os inspectores que vinham de Lisboa. Acabou dando um boa volta pelo pais. Aparecia sempre com a sua gravata vermelha e era da oposicao ao regime. Ficou por ca algum tempo depois da Independencia mas nao aguentou.

    Comentar por yussuf adam — 23/09/2012 @ 21:59

  5. Ainda me lembro do Prof. Frescata com as maos na secretaria antes de se lavantar e dizer” Vou-me levantar”…. aquilo e que era cabulas e livros para baixo das secretarias….. claro que era contra o Salazarismo e todo o regimen da epoca. Contudo um belissimo professor . Nao sabia que ja tinha falecido, mas RIP !

    Comentar por Nanda Abreu — 12/03/2015 @ 23:21


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: