THE DELAGOA BAY WORLD

11/09/2012

BOEING 737 DA DETA – LINHAS AÉREAS DE MOÇAMBIQUE, CERCA DE 1970

Um Boeing 737 da Deta-Linhas Aéreas de Moçambique, cerca de 1970. Na Altura da Independência, a DETA-LAM operava cerca de quatro destes aparelhos. Como os CFM, a história da DETA-LAM espelha a história de Moçambique no Século XX.

Anúncios

3 comentários »

  1. Este avião foi comprado/alugado pela DETA para substituir os velhos Dakota. Lembro-me que se fossemos a Joanesburgo pela SAA íamos num 737 e se fôssemos na DETA na merda do Dakota. Até que a DETA comprou o 737. J. P. Martins

    Comentar por Jose Pedro Martins — 03/11/2013 @ 11:28

  2. Viajei muitos anos no DAKOTA em que em P.Amélia o aeroporto tinha uma palhota e a pista de matope.Angoche a pista igual.Depois apareceu o Fredship.Era um luxo.Finalmente o Boing 737.Que maravilha.Que saudades dos comandante-Branco-Figueiredo-Miranda-Virgilio, etc, etc.Grandes profissionais.Assim se desenvolveu a DETA.As comissárias bordos de uma enorme simpatia.Sou do tempo da hospedeira Branca.Em 1975 a DETA tinha um grande prestígio.Foi assim que se desenvolveu Moçambique essa terra maravilhosa.Para os Moçambicanos e residentes DESEJO muita paz e um muito KANIMAMBO .HAMBANINE.

    Comentar por Cândido Ferreira Neves — 22/04/2016 @ 22:21

  3. Fiz muitas viagens no velhinho DAKOTA.De Lourenço Marques a P.Amélia. Saia-se ás 6 da manha e, muitas vezes chegava-se ás 18 horas.Já era noite e, então , os funcionário da Deta tinha que colocar na pista PRETOMAX.A pista era de matope e a GARE uma palhota.Ainda me lembro do funcionário chamava-se Jacinto, casado com uma senhora inglesa.Depois apareceu o FRENDSHIP que para altura era um luxo.Fiz uma viagem de Quelimane, António Enes e NAMPULA.Antes de chegar a António ENES um dos motores sofreu uma avaria e, então seguimos para Nampula.O comandante era o meu Amigo Miranda.Quando sobrevoavamos aeroporto de Nampula, os bombeiros estava preparados para o pior. O comandante MIRANDA INCLINOU O AVIÃO PARA ESQUERDA E DEIXOU DEPOIS IMCLINAR PARA A DIREITA.Grande aterragem. Os profissionais da DETA eram de alta categoria. Então apareceu o 737 que já se fazia voos nocturnos. Mais casos interessantes tinha a contar mas fico por aqui.HAMBANINE.

    Comentar por CÂNDIDO FERREIRA NEVES — 23/04/2016 @ 20:35


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: