THE DELAGOA BAY WORLD

11/09/2012

O COMANDANTE VASCO ABREU DA DETA E LAM E SUA MULHER RUTE, ANOS 1980

Fotografia de Suzana Abreu Barros, restaurada.

 

Rute e Vasco Abreu numa praia portuguesa nos anos 80, após uma vida em Moçambique, onde criaram uma prole de campeões e onde Vasco fez uma brilhante carreira como piloto comandante de linha aérea na DETA/LAM.

Anúncios

4 comentários »

  1. Lembro me do Comandante Abreu e de uma pequena história que podia ter saido cara logo depois de 1975, uns anos depois, quando ele fazia o vôo Maputo Nampula com chegada para as 18.00 Horas. Depois da Independência existia segurança por todos os lados e nos aeroportos não ficava atrás, com militares que passavam dia e noite com anti-aéreas na pista. Estava eu a trabalhar naquela altura com meus colegas no atendimento de passageiros, nessa altura eu era o Chefe de Escala e de repente um antigo guerrilheiro pede para utilizar o telefone e só ouvi ele dizer “não abatemos o avião porque vimos que tinha a côr da DETA e do lado de lá alguém dizia “porque não abateram” e ele insistia pois não tinham conhecimento da chegada daquele võo naquele horário. Até me arrepiou aquela conversa que eu ia ouvindo. Quando os passageiros desembarcaram estava uma fila de militares de arma em punho apontados para o avião. O Comandante Abreu se abeirou e mim e me perguntou o que era aquilo tudo. Simplesmente lhe disse “Capitão, teve muita sorte pois o avião ia ser abatido”. Isto foi em Nampula.

    Comentar por cupido rodrigues — 11/09/2012 @ 17:59

    • Olá Cupido e muito obrigado pela nota “biográfica” (chiça patrão…). Alguma da maluqueira a seguir à Independência só mesmo contada na primeira voz, senão eu nem acreditava. Felizmente todos sobreviveram o “descuido” dos nossos guerrilheiros revolucionários. Um abraço e obrigao, mada sempre. O Comandante Abreu faleceu há poucos anos mas aqui a gente celebra a vida das pessoas e a dele certamente merece ser celebrada. ABM

      Comentar por ABM — 11/09/2012 @ 18:04

  2. Um grande casal que deixou muitos amigos e muita simpatia. Tenho muitas saudades do Cte Vasco de Abreu! Que descanse em paz.

    Comentar por EVasconcelos - Portugal — 16/09/2012 @ 17:45

  3. Bonitas recordações do meu tio Vasco Abreu, irmão do meu Avô Jorge. Parabéns pela recolha de memórias.

    Comentar por Miguel Satúrio Pires — 20/01/2015 @ 17:41


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: