THE DELAGOA BAY WORLD

30/09/2012

0 HOTEL SAVOY NA BEIRA, ANOS 1950

Filed under: Beira - Hotel Savoy, Hotel Savoy — ABM @ 18:02

O Hotel Savoy na cidade daq Beira, anos 1950.

Advertisements

5 comentários »

  1. Lembro-me do Hotel Savoy….muito mal….pois teria uns três ou quatro anos de idade em 1851/52 e essa lembrança, é devida, a que estava lá hospedado o Arquiteto Porto e a Betzi,sua mulher ( Belga) enquanto decorria a primeira fase,de construção, do Grande Hotel da Beira,propjecto e concepção seus !
    É facil de explicar, a situação, pois o meu Pai e o Arquiteto….eram da mesma terra cá na Metrópole…mais concretamente, Vilar de Mouros -. Caminha – Minho, daí que as famílias eram conhecidas e o Arquiteto quando chegou à Beira, foi procurar o meu Pai.
    Ía muitas tardes para o Hotel brincar…porque a Betsi,……gostava muito de mim !

    Encontrei-os de novo a viver em Vilar de Mouros nos anos 79 /80….com o Arquiteto já bastante idoso….na casa dos oitenta….mas bem fino e de saúde…ainda fez a Marginal de Caminha e….foi acabar os seus dias a trabalhar em, salvo erro, Penafiel com bem mais de noventa anos,
    A Betsi depois da morte do marido teve uma vida um bocado atribulada….até que regressou à Bélgica para casa de uma irmã…..

    Isto são as remeniscências….dum Hotel de vastas tradições,o Savoy….dum Arquiteto de mão cheia que concebeu um Hotel…. que não há mais nenhum igual em África, o Grande Hotel da Beira…..hoje uma ruina, habitado pela população, sem recursos, que o ocupou e vandalizou.

    Algumas das tristes histórias da África Portuguesa….para recordar !!!!
    João Azevedo

    Comentar por João Araujo e Azevedo — 30/09/2012 @ 22:28

    • João, muito obrigado pelas preciosas notas. Fico muito grato. ABM

      Comentar por ABM — 08/10/2012 @ 21:11

  2. Comparando com o actual edificio nao creio que tenha sido feita uma construcao de raiz

    Comentar por Jose Augusto Miranda — 01/10/2012 @ 07:43

  3. Já tinha escrito umas, balelas sobre o Hotel Savoy….mas parece que desapareceram !

    Começando de novo…… conheci o Hotel Savoy, teria uns 3 ou 4 anos de idade, para aí em 51/52 pois estava lá hospedado o Arquiteto Porto e a mulher Betsi, que eram da mesma terra, em Potugal Continental, que o meu Pai. Refiro-me a Vilar de Mouros – Caminha – Minho, célebre pelos famosos concertos de música “pop”….inicialmente, com a colaboração do Maestro António Vitorino de Almeida e organizados pelo Dr. Barges…

    Voltando um bocado a trás, a Betsi tinha uma especial predileção por mim, penso, talvez porque nunca teve filhos e eu era um puto “atrevido” convidando-me a mim a à minha mãe pra várias “tardes”….no Hotel .
    Voltando ao Hotel Savoy,lembro-me que era um Hotel….bem velho….mas com aquela aura de “bom” das coisas requintadas e onde se comiam uns “pasteis” deliciosos….eu era bem guloso !

    Não queria, deixar de salientar, o papel que o Arquiteto Porto teve, na construção e projecto do Grande Hotel da Beira….hoje uma ruina, que ainda hoje serve de albergue, a populações desalojadas pela guerra de Moçambique. A concepção e projecto do Hotel cumpriam os pedidos….depois algo retraidos, ,….dos donos, salvo erro a Companhia de Moçambique que se assustou com os Custos iniciais e….travou a decisão primeira …de construir na Beira…o maior e melhor Hotel de África.

    Pagou a factura …o Arquiteto…e acabou por, fora os volumes por ele fiscalizados…..nascer um “mamarracho”….após o seu afastamento e a entrega da obra a um grupo chefiado por um
    gestor de “pensões” Português….que foi acabar a obra com o espírito….mesquinho que se viu !
    O Grande Hotel….por este motivo foi sempre uma estrutura com um perfil “grandioso” mas com falta das necessárias infraestruturas, para ser rentável….

    Estive com o Arquiteto Porto e a Betsi….na sua terra em Vilar de Mouros, para onde se exilou depois deste desfecho, encontrando-o já com mais de oitenta anos….rijo e fixe….como sempre tendo depois acabado ….a trabalhar ….salvo erro em Penafiel, num “atelier” , com mais de noventa anos…..
    Foi um Homem notável !

    João Araujo e Azevedo

    Comentar por Joao Azevedo — 01/10/2012 @ 17:34

    • Fico muito grato por poder ler estas preciosas notas, muito obrigado. ABM

      Comentar por Antonio Botelho de Melo — 01/10/2012 @ 20:08


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: