THE DELAGOA BAY WORLD

02/06/2013

MOUZINHO DE ALBUQUERQUE, 1901

Filed under: Mouzinho de Albuquerque, Mouzinho de Albuquerque — ABM @ 19:05
A última fotografia de Mouzinho de Albuquerque, 1901.

A última fotografia de Mouzinho de Albuquerque, 1901, que restaurei e coloquei umas cores para efeito. Ele falecerá em circunstâncias misteriosas a 8 de Janeiro de 1902. A prisão de Gungunhana e, não menos importante, a sua acção crucial no terreno enquanto o segundo Comissário Régio de Moçambique tornam-no uma figura incontornável da história de Moçambique. Um monárquico convicto, mas brusco, inconstante e irreverente, desprezava sem fim os políticos portugueses da sua época. Para os seus contemporâneos, foi um herói muito inconveniente. O seu famoso prisioneiro ainda viveria em Angra por mais cinco anos após a sua morte.

Advertisements

5 comentários »

  1. Keep up the good work meu caro António!

    Comentar por mpcouceiro — 03/06/2013 @ 08:43

    • Miguel, agradeço a nota e o “sinal de vida”. António

      Comentar por ABM — 08/06/2013 @ 12:43

  2. Bem vistas as coisas como elas verdadeiramente são, Mouzinho é mesmo uma figura de primeiro relevo na história de Moçambique. A sua acção delimitou as fronteiras e consolidou a colónia. Fez muita falta em Portugal, podemos imaginar como teria reagido ao Regicídio, poupando os dissabores de 1910 e anos seguintes.
    Hoje Moçambique fala português e isso serve para cimentar a nova nacionalidade. Tavez não fosse má ideia reavaliarem a situação da belíssima estátua equestre de Mouzinho de Albuquerque. Foi um grande homem.

    Comentar por Nuno Castelo-BrancoNuno Castelo-Branco — 09/06/2013 @ 10:32

  3. Se calhar seria importante homenagear no centro de Portugal, o general francês que por lá acampou as suas tropas e é responsável por uma razoável misceginação (de que, aliás, sou herdeiro); não devemos ver só o negativo das violações ou da imposição ou da ocupação, afinal aqueles franceses – tropa de ocupação – deixaram um legado importante (eu sou a prova viva disso 200 anos depois…); ou, quem sabe, erigir uma estátua ao Hitler na Rússia atual por ter permitido que o revés da II Guerra Mundial começasse em Estalinegrado; ou pedir mesmo aos índios guaranis que se lembrem do Pedro Álvares Cabral que eles descobriram vindo de barco a marcar as Tordesilhas clandestinas… vamos lá, cada um pode ter as suas ideias, é legítimo, mas se se pensasse um pouco nelas antes de as publicitar evitávamos estar para aqui a conversar sobre quem é melhor – o Porto, o Sporting ou o Benfica… ah desculpem, esquecia-me não é de futebol que falamos é de colonização “humana”…

    Comentar por Xibita — 17/09/2013 @ 13:17

    • Nice try Xibita. Erradamente, demasiadamente rebuscado para ser querer ser compreendido. Tenta outra vez, talvez noutro blogue. ABM

      Comentar por ABM — 17/09/2013 @ 15:42


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: