THE DELAGOA BAY WORLD

13/06/2013

A AMEAÇA DE ATAQUE A LOURENÇO MARQUES, NOVEMBRO DE 1894

Filed under: Ataque a LMarques 1894 — ABM @ 19:11

Com a entrada em funcionamento da linha férrea de Lourenço Marques para Pretória, os assuntos de Moçambique começaram a merecer um maior interesse por parte da imprensa britânica, sempre suspeita e algo displicente em relação à capacidade portuguesa de fazer seja o que for nas suas recentemente definidas colónias, especialmente no Sul de Moçambique, que os coloniais britânicos nunca realmente aceitaram não ter ficado para a então maior potência militar e económica do Mundo.

Em baixo, o The Graphic, uma revista ilustrada britânica, na sua edição de 15 de Dezembro de 1894, dá notícia do levantamento indígena que pouco antes ameaçara atacar e arrasar a pequena cidade de Lourenço Marques e das medidas já tomadas, e que incluíram a cidade se ter barricado com postos de vigia e a chegada de 550 tropas negros de Angola.

O jornal não sabia que, menos que três semanas mais tarde, chegaria a Lourenço Marques mais um navio com uma série de oficiais e armamento para proteger a cidade. No segundo dia de Fevereiro do ano seguinte, dava-se a Batalha de Marracuene, cujo objectivo principal era libertar Lourenço Marques da ameaça de um ataque.

 

A Página 672 da revista britânica The Graphic, 15 de Dezembro de 1894, sem querer anunciando o prelúdio do que os portugueses chamaram as "campanhas de pacificação", isto é, a aceitação da soberania portuguesa por parte das populações que habitavam dentro do que é hoje Moçambique.

A Página 672 da revista britânica The Graphic, 15 de Dezembro de 1894, sem querer anunciando o prelúdio do que os portugueses chamaram as “campanhas de pacificação”, isto é, a aceitação da soberania portuguesa por parte das variadíssimas populações que habitavam dentro do que é hoje Moçambique. O processo levou décadas.

Anúncios

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: