THE DELAGOA BAY WORLD

16/10/2013

ZÉCA RUSSO EM LOURENÇO MARQUES, ANOS 1970

Filed under: Zéca Russo - criminoso LM — ABM @ 15:36

Foto de António José Clara, restaurada.

Zéca Russo.

Zéca Russo. De teenager larápio a criminoso comum em Lourenço Marques, subitamente metamorfoseiou-se em inspector da SNASP da Frelimo. Depois de uma série de infâmias “revolucionárias”,foi assassinado num hotel em Joanesburgo cerca de 1975.

Anúncios

8 comentários »

  1. O Zeca Russo tinha esta alcunha porque ele tinha o cabêlo de côr russa ou côr de ferrugem; o seu verdadeiro nome era José Daniel dos Santos Rocha. O pai dele era agente da PSP em Lourenço Marques. O Zeca Russo foi meu colega de escola no Ciclo Preparatório quando andámos na antiga Escola Industrial de Lourenço Marques em 1957/58 e já nessa altura, portanto com uns 12 anos de idade, ele já tinha a mania de arranjar esconderijos nas Barreiras junto aos Clubes do Desportivo e do Sporting de LM. Acabou mal a vida julgo que em finaius dos anos 1980’s (?), segundo a comunicação social sul-africana, com um tiro na cabeça em disputas de rivais ou algo no género.

    Comentar por José A. S. Campos — 16/10/2013 @ 16:39

    • Mais tarde a família morou na Beira, no jardim Bacalhau ou perto. O irmão, Mário Rocha, andava sempre por ali no Oceana, nasceu em 59. Dizia-se que o pai era da PSP e que era irmão do Zeca Russo, agora confirmo com base no verdadeiro nome do Zeca. O Mário também era esperto e malandro, mas a um nível mais soft, um malandreco…

      Comentar por mba — 06/03/2015 @ 13:33

    • Comentar por mba — 06/03/2015 @ 13:33

  2. Foi um belo filho da puta…..que estragou a vida e matou a muitos brancos depois da independência….ainda hoje estou para saber se meu pai não foi um dos seus alvos também….para gente desta a morte é merecida.

    Comentar por Joaquim Sampaio — 16/10/2013 @ 22:00

  3. Discordo, pois conheci o Zeca , quando era Inspector da Snasp, e só tenho a dizer bem, pois era uma gentileza a falar com as senhoras.Se aqui dizem que morreu em 1975???? como dizem que matava depois da Independência???? bom deixem-no descansar em paz.a

    Comentar por Maria Celeste Morgado — 18/10/2013 @ 23:08

  4. Desde garoto que conheci o Zeca. Inclusivamente foi meu colega no ciclo preparatório da Escolas Industrial em Lourenço Marques em 1958 .Fomos amigos! O Zeca Russo era realmente um larápio já naquela época, mas não era uma má pessoa. Por volta volta de 1977/1978 quando se tornou agente da PIC ou SNASP, vai-se lá saber como e porquê, praticou realmente diversas injustiças e barbaridades para proveito próprio. Nessa altura ainda tive oportunidade de falar com ele algumas vezes, pois eu morava no prédio ao lado da PIC que ficava na Rua John Issa em Maputo. Quando se fazia simpático e amável para as senhoras era sempre com ela fisgada ou com segundas intenções. Tenho conhecimento de ter detido sem razão absolutamente nenhuma alguns indivíduos para que posteriormente fizesse chantagem juntos das suas jovens mulheres para tirar proveito das situações com promessas de libertação etc. Enfim, mais um que acabou por se tornar num triste criminoso Moçambicano de memória.

    Comentar por José Viegas — 25/05/2016 @ 20:01

  5. Será que foi morto ou não gostava de saber diz em ter sido um amigo dele um madeirense que lhe deu um tiro na cabeça enquanto durmia mas gostava de saber pois para quem não sabe ele tem uma filha que até hoje pensa que ele não morreu

    Comentar por João silva — 09/01/2017 @ 03:04

    • Olá João. Que eu saiba morreu. Mas se o encontrares avisa sff. Abraço, ABM

      Comentar por ABM — 09/01/2017 @ 20:59


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: