THE DELAGOA BAY WORLD

17/06/2016

O HOTEL POLANA E A POLANA EM LOURENÇO MARQUES, 1939

Esta foto faz parte de um conjunto de fotos aéreas tiradas na Cidade de Lourenço Marques aquando da visita do Presidente Óscar Carmona a Moçambique em 1939, mesmo antes do início da Segunda Guerra Mundial.

 

Vista aérea da Polana no local onde se situa o Hotel Polana, 1939. Ver as legendas em baixo.

Vista aérea da Polana no local onde se situa o Hotel Polana, 1939. Ver as legendas em baixo.

 

A= xxx

A= Observatório Campos Rodrigues, B= Estação Telegráfica sem fios, podendo-se ver as torres das antenas de cada lado do edifício, C= Parque José Cabral, actualmente Parque dos Continuadores, D= local onde mais tarde se fez a Avenida Massana de Amorim, hoje Avenida Mao Tsé-Tung, E= Avenida António Ennes, actualmente Av. Dr. Julius Nyerere, F= Avenida dos Duques de Connaught, actualmente Av. Friedrich Engels, G= Estrada do Caracol, H= Hotel Polana

Anúncios

1 Comentário »

  1. Há anos que procurava uma foto que mostrasse as 2 torres/antenas do Parque José Cabral que quando éramos garotos (alguns de nós do SNECI) atrevíamos-nos a subir até à plataforma de topo da torre, várias vezes durante as férias. Trazíamos cânhamos que atirávamos lá de cima assustando as pessoas que olhavam para as árvores em seu redor sem se aperceberem que a “malandragem” estava lá nas alturas escondida pelo estrado da plataforma. Fomos caçados pelo guarda do sítio, um negro matulão, que aparecera aos gritos com uma “chamboco” na mão e um ar deveras ameaçador. Eu, o Marciano Nicanor, o Edmundo Costa e o Assunção, descemos pela escada de ferro até às vigas horizontais inferiores. Um de nós ameaçava deslizar para o chão e o guarda corria para o apreender. Era quando saltava o que estava no lado oposto e assim sucessivamente, com estas fintas só ficou lá um. Mas foi fácil , bombardeámos a guarda com uma saraivada de cânhamos que enchiam os nossos bolsos e ele, focado a defender-se, não teve alternativa senão deixar escapar o retardatário. Coisas da nossa juventude…

    Comentar por Francisco Velasco — 19/06/2016 @ 03:09


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

Site no WordPress.com.

%d bloggers like this: