Grato ao grande Magno Antunes e ao Fernando Pinho.
O interessante neste caso é que as quatro imagens foram tiradas praticamente do mesmo local e ângulo mas com um intervalo de cerca de 50 a 70 anos: da esquina da Praça onde fica situado o Bazar de Lourenço Marques, na direcção Nascente.
Se algum exmo. Leitor em Maputo fizer o favor de tirar e me enviar uma imagem do mesmo ângulo, mas actual, eu colocaria aqui, com agradecimentos profundos.

A então Avenida Dom Carlos em Lourenço Marques, cerca de 1900. Posteriormente re-baptizada como Avenida da República e actualmente Avenida 25 de Setembro. Foto de Joseph e Maurice Lazarus, os lendários retratistas da Cidade. Reparem no edifício à direita, mais tarde a Casa Bayly.

A Avenida da República, cerca de 1960. À direita, o mesmo edifício, nesta altura a Casa Bayly. Mais abaixo, a Casa Coimbra. Cerca de dez anos mais tarde, o edifício da Casa Bayly foi demolido e ali foi edificado o Hotel Turismo, um investimento de um dos membros da Família Abreu (que também detinham o Hotel Tivoli). Este hotel ainda existe e opera como tal.

O mesmo local na segunda metade dos anos 60, em que já se vê edificado o edifício do Banco Nacional Ultramarino.
Mas que ganda golpe de vista, ABM! Nunca me tinha apercebido do local! Era giro, de facto, uma foto actualizada!
Comentar por Magno Antunes — 09/10/2017 @ 00:09
Eu é que agradeço Magno. Percebi que não as tinhas juntas mas reparei no detalhe….agora é ver se alguém arranja uma foto actual… abraço, ABM
Comentar por ABM — 09/10/2017 @ 00:56
Excelente ! Obrigado aos dois !
Comentar por Fernando S — 10/10/2017 @ 00:58