THE DELAGOA BAY WORLD

04/10/2020

A REPÚBLICA SUL-AFRICANA (TRANSVAAL)

Filed under: A República Sul Africana antes e agora — ABM @ 21:25

Imagens retocadas.

A República Sul Africana, fundada pelos Boers e internacionalmente reconhecida, existiu entre 1852 e 1902, quando foi tornada numa colónia britânica, a seguir à derrota numa guerra com o Reino Unido. O território, então já com o nome de Transvaal (“para além do Rio Vaal”) foi uma província da União da África do Sul entre 1910 e 1961 e depois da República da África do Sul entre 1961 e 1994, altura em que foi (mais ou menos) repartida entre as actuais províncias de Free State, Gauteng, Mpumalanga, Limpopo e Northwest (ver mapa em baixo).

 

O brasão de armas da República Sul-Africana (RAS), também conhecida por Transvaal..
Mapa mostrando a RAS e do Estado Livre de Orange, aquando da 2ª Guerra Anglo-Boer. À direita, vê-se o extremo Sul da Colónia portuguesa de Moçambique. Mostra ainda a Suazilândia como fazendo parte da RAS, o que de facto (mais ou menos) aconteceu durante um curto periodo. Por oposição dos portugueses, as fronteiras do Transvaal ficaram delimitadas a oriente pela colónia portuguesa de Moçambique. Por influência de Cecil Rhodes, a fronteira a Norte ficou delimitada pelo território da British South Africa Company, mais tarde conhecida como Rodésia do Sul e que constitui o actual Zimababué. As duas figuras à direita são o Presidente Kruger e o General Joubert, figuras cimeiras do conflito com o Reino Unido entre 1899-1902.

A repartição administrativa da actual República da África do Sul, desde 27 de Abril de 1994, altura em que houve eleições livres e com voto universal. A fronteira com Moçambique, negociada com os portugueses ainda no tempo do Transvaal Boer permaneceu intocada. Moçambique ascendeu ao estatuto de nação independente em 25 de Junho de 1975,



Carroça de bois boer, desmontável, que os sucessivos grupos de boers usaram na sua migração para Norte a partir da Colónia Britânica do Cabo e que fazem parte da mitologia fundacional boer.
Descrição detalhada de uma carroça de bois dos boers. Em afrikaans.

Deixe um Comentário »

Ainda sem comentários.

RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

Create a free website or blog at WordPress.com.

%d bloggers like this: