THE DELAGOA BAY WORLD

16/04/2012

CIPAIOS EM MANJACAZE, ANOS 1930

Filed under: Cipaios de Manjacaze 1930s — ABM @ 21:31

Segundo alguém escreveu na Wikipédia (editado por mim) “os sipais (cipais, sipaios ou cipaios, do híndi shipahi, ou “soldado”) eram soldados indianos que serviam no exército da Companhia Britânica das Índias Orientais, sob as ordens de oficiais britânicos. As presidências de Bombaim, Madras e Bengala mantinham seus próprios exércitos – em 1857, contavam entre si cerca de 200 000 sipais, comparados aos cerca de 40 000 homens do exército britânico regular na Índia.

Em 1857, teve início um período prolongado de levantamentos armados e rebeliões na Índia setentrional e central contra a ocupação britânica daquela porção do subcontinente, com o nome de Revolta dos Sipais.

Portugal manteve forças de sipaios no seu Estado Português da Índia e, mais tarde, em outros dos seus territórios ultramarinos.

Das presenças fora da Índia, o maior contingente de sipaios foi estabelecido em Moçambique, passando o termo a designar nos anos vindouros, sob administração portuguesa, uma força militar, mais vocacionada para o policiamento local e rural, que era comandada por um oficial europeu.”

A foto colorida por mim.

A fotografia, versão original. Isto faz parte dos meus testes de côr.

1 Comentário »

  1. Obrigado ao autor deste artigo pelo enquadramento histórico, desta figura autoritária do então sistema político, pois, tal como eu que passei 30 meses de comissão em Moçambique (68/70), acredito, que muitos camaradas identificavam os “cipaios” como uma polícia de cor sendo uma autoridade vocacionada apenas para os nativos.
    Na FAP, o nome de cipaio, também era usado -em termos de brincadeira e “alfinetada”- aos colegas P.A.(Polícia Aérea).

    Comentar por Alberto Eiras — 29/04/2016 @ 07:39


RSS feed for comments on this post. TrackBack URI

Deixe um comentário

Site no WordPress.com.