Este gráfico ilustra as diferentes altitudes relacionadas com o traçado da linha de caminho de ferro que passou a ligar Lourenço Marques a Pretória e que varia entre os 5 metros acima do nível do mar, e quase 2000 metros, na zona de Belfast, no então Transvaal.
por isso é que existe um trecho em que inicialmente se aplicou uma cremalheira na linha e também pelo facto do responsavel do lado português pela obra ter sido o General Machado existe uma vila chamada MACHADODORP, e por isso também os CFM tiveram de voltar ás locomotivas da GM pois quando compraram umas jugoslavas nos anos oitenta elas não subiam a serra.
Comentar por LUIS ROCHA — 22/01/2018 @ 16:29
Caríssimo: No blog com o “nome mal escolhido” tentei também ver o que se passava com a linha férrea do lado sul africano e este gráfico que eu desconhecia explica perfeitamente onde foi precisa a cremalheira que Luis Rocha menciona pois ela fica na zona de Wonderval-Onder (Waterfall-Under) havendo na parte alta uma Wonderval-Boven (above – no gráfico aparece uma Baterval-Boven que não sei se é a mesma estação ou não). Noto que o declive real não é tão pronunciado como o que aparece para lá de Wonderval-Onder (pudera!) porque o eixo dos xx está marcado em centenas de kms, mas o perfil mostra bem o declive relativo entre as várias secções da linha.
Interessante é com Google Earth podemos seguir a linha nessa zona e ver por exemplo as alterações que teve.
Meu resumo aqui mas há muita informação na net acerca disto:
http://housesofmaputo.blogspot.lu/2017/09/caminho-de-ferro-entre-lourenco-marques_77.html
Cumprimentos
Comentar por housesofmaputo — 25/01/2018 @ 14:05
Corrijo, em cima onde escrevi Wonderval é Waterfal. Por isso Waterfal Onder em baixo e Waterfal Bovem em cima da montanha.
Comentar por housesofmaputo — 25/01/2018 @ 19:55
É uma honra receber uma nota tua nesta que é também a tua casa.
Abraço forte
ABM
Comentar por ABM — 13/02/2018 @ 04:02
Grande RG muito obrigado pela achega e chamada de atenção ABM
Comentar por ABM — 09/02/2018 @ 03:34